Caso de sucesso - Projeto com cartões RFID da HID Global são utilizados na proteção do sistema de distribuição de água no Brasil.


Desafios:

Aproximadamente três milhões de pessoas no interior semiárido do nordeste do Brasil não possuem acesso à água potável e segura. Essas comunidades não são servidas por água encanada, e têm como única opção contar com o auxílio do governo federal e a distribuição por meio de caminhões-pipa. Esta crise humanitária representa um dos maiores desafios para o país. Grande parte dessa população reside em localidades isoladas sem estradas adequadas ou acesso à infraestrutura convencional de distribuição de água. Os poços artesianos não são considerados seguros para consumo humano, e em geral é bastante complexo conseguir localizar águas subterrâneas nessa região rochosa.

O governo brasileiro, exército e os governos dos estados, são responsáveis pelo transporte de água em caminhões-pipa para cinco milhões de pessoas em uma região extensa com uma área equivalente à França e Alemanha juntas. Alguns sistemas concentram-se na distribuição em áreas urbanas. Outros devem dar suporte às populações residentes em áreas remotas afetadas pela seca, subsolos rochosos, e total ausência de endereços formais - apenas coordenadas em mapas. Além disso, nessas localidades rurais tudo é planejado sem a cobertura de telefonia celular.

Uma série de desafios relacionados com a logística, implicava a distribuição da água e a manutenção dos veículos, além de mais de US$ 250 milhões anuais em custos associados para manter as frotas de transportes. Outros desafios implicavam os elevados níveis de fraudes que impediam a água de chegar ao seu destino. Muitas entregas eram desviadas no caminho antes de chegarem aos seus respectivos destinatários. Os tickets impressos que validavam o direito do residente à entrega mensal de água também eram complexos à gerenciar e facilmente extraviados e manipulados. O governo buscou um parceiro de tecnologia que pudesse oferecer uma solução mais acessível para rastrear, identificar e aumentar a eficiência, em todo o processo de distribuição da água, além de reduzir as fraudes e garantir a segurança dos dados.


Solução:

O governo recorreu aos recursos tecnológicos da TOMUS, um parceiro da HID Global dedicado à prover serviços de tecnologia destinados aos setores de logística, saneamento, energia, saúde, agricultura, distribuição de água, dentre outros. Baseada no Brasil, a equipe da TOMUS compreendeu os desafios que se apresentavam. Eles reconheceram a necessidade de selecionar um sistema de identificação que fosse inovador e ao mesmo tempo simples de ser utilizado por qualquer cidadão brasileiro, incluindo um grande contingente de pessoas que não sabe ler nem escrever e que não está acostumada a trabalhar com tecnologias.

A TOMUS desenvolveu uma solução sob medida para atender os requisitos desse complexo sistema de gerenciamento de entregas. Ela selecionou o Módulo Seguro de Leitora RFID da HID Global (RFID Secure Reader Module SE®) para assegurar a parte crítica de autenticação do projeto, habilitando os transportadores e os recebedores de água para identificarem-se entre si, por meio de cartões RFID de diferentes tecnologias e frequências. A HID oferece a mais ampla seleção da indústria de leitoras e credenciais seguras e abertas – e sua comprovada tecnologia de RFID é a solução ideal para esta aplicação, com base na sólida notoriedade da empresa como uma fonte robusta e confiável de produtos de segurança e identificação utilizados por entidades governamentais locais e nacionais e por Embaixadas dos EUA.


Era imperativo que nós estabelecêssemos parceria com uma organização que fornecesse módulos seguros de leitoras RFID, customização de credenciais, além de excelência em criptografia, considerando-se a natureza desse projeto para o governo brasileiro, exército e obstáculos de segurança em todo o país”, afirmou David Peixoto, Diretor Executivo da TOMUS. “Nós precisávamos de uma equipe altamente qualificada para fornecer as ferramentas adequadas para o gerenciamento preciso de suprimentos líquidos, e a parceria aqui entre a TOMUS e a HID Global comprovou ter um ajuste perfeito

 


A solução é constituída pelo melhor hardware da categoria e por um software altamente seguro e intuitivo. Os dispositivos de leitura TMS Collector são instalados nos caminhões-pipa que realizam as entregas, e são complementados por um Módulo Seguro de Leitora (HID Secure Reader Module SE®) que suporta uma variedade de tecnologias de credenciais, frequências e podem incluir diferentes níveis de segurança, de acordo com as necessidades do cliente/projeto. Cada cartão de cidadão inclui ainda as suas coordenadas no mapa a qual serve como senha para verificação de sua autorização para o recebimento da água. Todas as informações são coletadas durante o processo de registro no programa para os beneficiários, reservatórios de água e caminhões-pipa.

A solução multifatorial de autenticação do programa reduz drasticamente as fraudes. Quando a água é entregue, o dispositivo TOMUS instalado no caminhão-pipa valida a localidade de entrega na chegada. Uma segunda confirmação é obtida quando o/a motorista aproxima o seu cartão RFID da leitora. Finalmente, um terceiro nível de autenticação é assegurado quando o cartão de cidadão é utilizado. Se houver algo suspeito durante o procedimento, o sistema TOMUS emite um alerta. As rotas executadas são comparadas às entregas planejadas, e ao término de cada período o sistema calcula quanto cada motorista deve ser remunerado com base em sua produtividade. O processo possibilita aos clientes planejar, gerenciar e monitorar inteiramente a operação de forma eficaz e automatizada.


Resultados: 

Atualmente, o governo brasileiro está assegurado de que os recursos considerados críticos chegam aos seus cidadãos sem atrasos ou duplicidade. O sistema TOMUS agregando a tecnologia da HID Global possibilita a identificação de veículos, operadores e recebedores. Todos os detalhes são gerenciados e automatizados pelo governo brasileiro e batalhões do exército, potencializando o sistema customizado, por meio da utilização da tecnologia RFID robusta e confiável. A logística, relatórios em curso/final do mês, e outros aspectos são otimizados, seguros e intuitivos.

As complexidades processadas em segundo plano pela TOMUS e HID Global proporcionam importantes benefícios aos brasileiros, incluindo:

  • Um sistema simples, embora sofisticado, que para os cidadãos consiste apenas no simples toque de um cartão.
  • 99,86% de precisão em entregas seguras e fiáveis dia após dia com base em tecnologias robustas de hardware/software.
  • Relatórios detalhados e garantia de 100.000 a 200.000 entregas de água por mês para cidadãos realmente necessitados em 800 cidades no Brasil inteiro.
  • Mais de 25% de redução nos custos operacionais e fraudes
  • Um programa com uma taxa de adesão que cresceu partindo de 5% dos 27 batalhões do exército da região que utilizavam o sistema para distribuição de água em 2013, para 97,3% das operações de distribuição de água atualmente realizadas por meio de caminhões-pipa da federação, que dispõem da solução de monitoramento, desenvolvida de forma customizada pela TOMUS.


CITAÇÃO: 

Agora nós estamos gerenciando quase 100% das entregas de água realizadas em nível estadual e federal, que necessitam muitas vezes mais de 8.000 paradas em um único dia de trabalho, e são realizadas por mais de 4.500 caminhões-pipa. O projeto é gigantesco, os detalhes são complexos, entretanto o sistema que nós desenvolvemos é simples e sofisticado – e a maior parte disso pode ser atribuída ao domínio tecnológico da HID Global e à expertise dos engenheiros da TOMUS. Essa é uma parceria ideal e uma aplicação que proporciona melhorias significativas, e que pode ser aplicada em muitas outras áreas de logística que envolvam o gerenciamento de entregas entre governos e cidadãos - David Peixoto, Diretor Executivo da TOMUS



Fonte: HID Global
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica

Blog: Diogenes Bandeira 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.