CrystalDiskInfo - Software para verificar e diagnosticar os seus dispositivos de armazenamento.


Um hardware de armazenamento com defeito pode provocar vários problemas, causar uma grande dor de cabeça ou prejuízo. Quando salvamos um arquivo importante no dispositivo, não temos a menor ideia da saúde do equipamento. Para diagnosticar e saber de algumas informações importantes do seu equipamento, você pode utilizar o programa CrystalDiskInfo. Ele é gratuito e também pode monitorar o disco rígido do computador ou servidor.

O CrystalDiskInfo é capaz de monitorar a saúde dos discos rígidos internos ou externos, até mesmo disco com a tecnologia SSD (solid-state drive), dispositivo de armazenamento de dados como cartão de memória ou pendrive.

Ao clicar e executar o software, ele exibe várias informações sobre todos os hardwares e dispositivos de armazenamento conectados no computador, notebook ou servidor. As principais informações do software: firmware, número serial, interface, modo de transferência, letra da unidade, padrão, recursos suportados, número de vezes ligado, número de horas ligado e etc.


O utilitário também exibe informações avançadas sobre o S.M.A.R.T (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology ou em português; tecnologia de auto monitoramento, análise e relatório), ele é um sistema de monitoramento embarcado nos dispositivos de discos rígidos (HDDs) e nos dispositivos de estado sólido (SSDs) que detecta e relata sobre vários indicadores de confiabilidade da unidade, o objetivo é antecipar as falhas de erros de leitura ou escrita do hardware.

Quando a tecnologia de monitoramento e analise identifica uma possível falha no dispositivo, o software embarcado no equipamento pode notificar o usuário. Desta forma o usuário pode copiar ou fazer um backup dos dados armazenados para outro dispositivo. Assim prevenindo a perda dos dados e possibilitando que o dispositivo com falha possa ser substituído no tempo adequado.

Os fabricantes dos discos rígidos também podem utilizar os dados obtidos através da tecnologia S.M.A.R.T. para diagnosticar e verificar os registrados de erros. Assim eles descobrem onde ocorreu as falhas e preveni que as mesmas falhas não sejam recorrentes nos próximos projetos de hardware.

A opção “gráfico” pode ser bem útil para você e está disponível no menu “funções”. Também existem outros parâmetros que você pode avaliar nos dispositivos conectados na máquina, como: temperatura, taxa de erros na leitura e escrita, atualização das informações de 1 até 1440 minutos, configurar o alerta de e-mail, esconder o número seria do dispositivo e etc.



O CrystalDiskInfo também pode ser inicializado com o sistema operacional Windows para monitorar em tempo real o disco rígido e emitir alerta sonoro ou enviar notificações para o e-mail pré-cadastrado no programa. Quando uma falha dor detectada no disco monitorado.
Por fim, o CrystalDiskInfo é um ótimo utilitário para você diagnostica, monitorar ou saber informações do dispositivo, mas nunca esqueça de fazer backup de seus arquivos regularmente.



“Lembre-se: Se você tem 2 backups, você SÓ tem 1 backup. Se você tem 3 backups, você tem 2 backups” 
@diogenesband


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.